Tema da redação do Enem é pesquisado há anos na UFRN

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn
As pesquisadoras movimentaram muito esse assunto

“Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”. Esse foi o tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano, divulgado, ainda neste domingo, 5, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), cujo teor fortalece pesquisa que vem sendo desenvolvida há anos na UFRN. O trabalho das pesquisadoras Luana Myrrha e Jordana Cristina de Jesus, professoras do Programa de Pós-Graduação em Demografia (PPGDem), tem trazido à luz a discussão sobre o trabalho doméstico não remunerado e o de cuidados.

Somente em 2023, as pesquisadoras movimentaram muito esse assunto. Em fevereiro, Jordana publicou um artigo com larga repercussão relatando a subnotificação desse tipo de trabalho no país. Em maio, ela e Luana apresentaram debate no Pint of Science Natal para um público leigo bastante interessado. Em agosto, Jordana assumiu, a convite do atual governo, o cargo de coordenadora na Coordenadoria  de Políticas de Cuidados da Secretaria Nacional de Autonomia Econômica, unidade do Ministério das Mulheres. Já na tarde desta segunda-feira, 6, as pesquisadoras estarão na banca de qualificação de mestrado da estudante Luana Damasceno, que discute o custo do cuidado no contexto de envelhecimento populacional. 

Ainda nesta semana, a UFRN sedia, entre os dias 8 e 10, o Encontro Nacional sobre População, Gênero, Raça e Etnia: Transversalidade e Interseccionalidades, com apoio do PPGDem e do  Laboratório de Estudos de Gênero e População (Laegep). No evento, haverá uma mesa-redonda com o tema: Famílias, trabalho doméstico e cuidado em perspectiva comparada e realidades singulares, que trata da desigualdade de gênero na divisão do trabalho doméstico e de cuidados ao longo do tempo, bem como entre países com diferentes valores culturais de gênero, níveis de desenvolvimento econômico e políticas de apoio à família. No centro da mesa, estarão as professoras Felícia Picanço (UFRJ), Anna Bárbara Araújo (UFRN) e Luana Myrrha (UFRN). O tema dos cuidados também será abordado em sessões temáticas ao longo do evento. 

The post Tema da redação do Enem é pesquisado há anos na UFRN first appeared on Blog do Seridó.

Powered by WPeMatico

banner_seridopneus-770