O Projeto Trapiá Semente realiza neste ano de 2024 sua 3a edição, criando grupos de teatro em municípios do Seridó, através de uma capacitação que envolve todas as etapas da criação e montagem de espetáculo, além da atuação em cena.
Em 2022 e 2023 foram 11 municípios criados no Seridó, contribuindo para formação de aproximadamente 200 crianças e adolescentes. Neste ano os novos municípios são Florânia, Ipueira, Jardim do Seridó, Ouro Branco e São João do Sabugi.
Há também um período de imersão para arte educadores dos municípios que recebem o projeto. E neste ano, o projeto traz uma novidade: a Imersão Trapiá para Arte, terá disponibilidade de vagas para interessados, que não fazem parte do Projeto Trapiá Semente, mas tem interesse na aprendizagem de arte educadores.
Para quem não faz parte do Trapiá Semente, a taxa de investimento é de 150 reais, para o curso completo, de 08 aulas, divididas em 04 encontros. O valor por encontro/aula será 50 reais, com profissionais da Associação Cultural Trapiá, de Caicó, e Mapa Realizações Culturais, de Natal.
Os encontros serão nos dias 09, 10, 15 e 30 de março.O cronograma inclui apresentação de espetáculo no Centro Cultural Adjuto Dias, e demais aulas na Sede da Associação Cultural Trapiá, no bairro Soledade: dramaturgia, corpo na cena, atuação, música, cenografia, figurino, iluminação, direção e produção.
As inscrições são até 08 de março através do formulário disponível no link https://forms.gle/QL7aietXabEUEDvG6
O Projeto Trapiá Semente é uma realização da Associação Cultural Trapiá através da Lei Câmara Cascudo, com patrocínio do Governo do RN, Fundação José Augusto e Neoenergia Cosern. A produção é da Mapa Realizações Culturais e conta com apoio das Prefeituras Municipais e Conselhos Municipais das Crianças e Adolescentes.