A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) iniciou uma parceria com o Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) para identificar as causas do desabastecimento de medicamentos na rede pública de saúde de Natal. A iniciativa abrange Unidades Básicas de Saúde (UBS), hospitais e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e tem conclusão prevista para abril de 2025. O projeto é realizado pelo Departamento de Farmácia (DFAR).
O projeto, intitulado “ABASTECE-SUS: Caracterização dos serviços de Assistência Farmacêutica no Município de Natal-RN,” foi estruturado para avaliar as potencialidades e fragilidades da assistência farmacêutica na capital. A assistência farmacêutica inclui desde a seleção e aquisição de medicamentos até a orientação sobre o uso correto, com o objetivo de promover, proteger e recuperar a saúde da população.
Coordenado pelo professor Rodrigo Diniz, o projeto conta com a participação do professor adjunto Rand Martins e dos discentes Jadson Alves e Erica Oliveira. Além disso, a 48ª Promotoria de Justiça Adjunta do MPRN colabora na iniciativa. Até o momento, a equipe completou a fase de visitas aos serviços de saúde, avaliando infraestrutura, processos de trabalho e satisfação dos usuários, além de realizar grupos focais com profissionais para elaborar um diagnóstico completo.
The post UFRN busca identificar causas do desabastecimentos de medicamentos first appeared on Blog do Seridó.
Powered by WPeMatico