UFRN pesquisa as causas de problemas cognitivos pós-covid

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Lapsos de memória, falta de concentração, confusão mental Esses são alguns sintomas cognitivos apontados por pessoas que foram acometidas pela covid-19 e que agora são alvo de uma pesquisa que está sendo realizada na Faculdade de Farmácia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Para tanto, estão sendo recrutados voluntários que foram acometidos pela covid e que se recuperaram totalmente da infecção em 14 dias, sem apresentar sintomas pós-doença.

A pesquisadora Jéssica Nayara Araújo, que integra a equipe da pesquisa, explica que a intenção é entender se existem fatores genéticos ou imunológicos que influenciam nessa predisposição. “Após a covid-19, uma parcela significativa da população começou a apresentar queixas cognitivas com relação a problemas de memória, problemas de concentração, confusão mental. Então, nosso estudo quer entender o que há por trás disso, desse fato, já que outras pessoas se recuperam bem e não apresentam nada pós-covid”, explica.

A pesquisa começou com o recrutamento de voluntários desde o mês de setembro do ano passado e agora está finalizando essa primeira etapa. O grupo precisa de pessoas que se recuperaram da covid-19 e não apresentam mais nenhuma queixa em relação a seqüelas cognitivas. Isso porque a pesquisa vai analisar dois grupos. 

The post UFRN pesquisa as causas de problemas cognitivos pós-covid first appeared on Blog do Seridó.

Powered by WPeMatico