Última etapa do eixo Norte da transposição avança para beneficiar 3 estados do Nordeste

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

 

O Projeto de Integração do Rio São Francisco tem avançado de forma significativamente e já mira beneficiamento de 12 milhões de nordestinos em 390 cidades de quatro estados da região. Na última sexta-feira (1º), o presidente Lula esteve no Rio Grande do Norte, para acompanhar o andamento das obras do Ramal do Apodi, uma das etapas do Projeto de Integração do Rio São Francisco (Pisf). Em seu discurso, Lula anunciou que o ramal será concluído em 2025 e que levará água a mais municípios do Nordeste.

O Ramal de Apodi é a última etapa do Eixo Norte da Transposição

O Ramal do Apodi é uma estrutura que vai captar água do Eixo Norte do Pisf e distribuir para as bacias dos rios Apodi e Mossoró, beneficiando cerca de 750 mil pessoas em 54 municípios potiguares. A obra tem 115,3 quilômetros de extensão e conta com quatro estações de bombeamento, 27 reservatórios, oito aquedutos e uma adutora.

Lula lembrou que a transposição do São Francisco é um sonho antigo dos nordestinos e que foi iniciado em seu segundo mandato, em 2007. Ele disse que voltar ao canteiro de obras, anos depois, é motivo de muita felicidade e orgulho. “Desde a época do Império que se pensa nas riquezas do rio São Francisco. Mas foi só em 2007, no meu segundo governo, que começamos esta obra. Voltar aqui, anos depois, é muita felicidade. Vamos levar água a mais municípios do Nordeste”, comemorou o presidente.