Vacina contra a poliomielite será injetável a partir de 4 de novembro

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

A partir de 4 de novembro, a famosa gotinha contra a poliomielite será substituída em Natal e em todo o Brasil. O Ministério da Saúde anunciou que a vacina oral da poliomielite bivalente (VOPb) deixará de ser utilizada, sendo substituída por uma dose injetável da vacina inativada poliomielite (VIP). Com isso, o esquema vacinal contra a poliomielite passará a ser exclusivamente com a vacina injetável, tornando-se mais seguro e eficaz para a população infantil.

A mudança estabelece que a imunização será composta por três doses da vacina injetável VIP aplicadas aos 2, 4 e 6 meses de idade, e uma dose de reforço aos 15 meses. Portanto, o esquema vacinal passa a ser: 1ª dose com 2 meses; 2ª dose com 4 meses; 3ª dose com 6 meses; e dose de reforço com 15 meses. De acordo com o Ministério da Saúde, a alteração foi baseada em recomendações internacionais e evidências científicas, seguindo o exemplo de países, como os Estados Unidos e nações europeias.

A técnica de enfermagem Aline Fernandes, que atua na Unidade Básica de Saúde de Brasília Teimosa, acredita que a mudança para a forma injetável não será um problema para a adesão das famílias. “Aqui em nossa região, as crianças tiveram a caderneta de vacinação atualizada recentemente, principalmente porque é um requisito para manter o benefício do Bolsa Família. Acredito que essa transição será bem recebida pelas famílias, já que a maioria entende a importância da vacinação”, destaca Aline.

The post Vacina contra a poliomielite será injetável a partir de 4 de novembro first appeared on Blog do Seridó.

Powered by WPeMatico