
O WhatsApp começou a liberar nesta terça-feira, 23, uma nova camada de segurança chamada privacidade avançada da conversa. A funcionalidade, que será disponibilizada para todos os usuários do aplicativo, impede que participantes de conversas individuais e em grupo exportem mensagens, baixem mídias automaticamente ou utilizem os conteúdos trocados com ferramentas de inteligência artificial (IA).
Desde 2016, o mensageiro utiliza criptografia de ponta a ponta como base de sua configuração de privacidade, o que significa que apenas quem envia e recebe mensagens pode acessá-las. A nova configuração avança nesse modelo ao bloquear tentativas de tirar conteúdos da conversa original.
Segundo a empresa, o objetivo é ampliar a segurança dos usuários especialmente em grupos maiores ou com participantes que não se conhecem bem. Com a privacidade avançada ativada, o WhatsApp passa a impedir que os integrantes da conversa exportem chats, salvem fotos e vídeos automaticamente no celular ou recorram a assistentes de IA para analisar o conteúdo da conversa. A medida visa reduzir o risco de vazamento de dados ou de uso indevido das informações trocadas.
A nova configuração também se aplica a grupos. De acordo com a plataforma, esses espaços se tornaram uma extensão das relações sociais do mundo físico e, por isso, exigem o mesmo nível de cuidado com dados sensíveis. A proteção adicional ajuda a manter o controle sobre o que é compartilhado e evita que mensagens sejam copiadas ou replicadas fora do ambiente original.
The post WhatsApp vai permitir trancar conversas e proibir compartilhamento de conteúdo first appeared on Blog do Seridó.
Powered by WPeMatico
